Unesp recebe obras para a celebração do Dia do Artista Plástico


Projeto reunirá trabalhos em painel a ser exposto na Reitoria, em São Paulo
Em 8 de maio o Brasil comemora o Dia do Artista Plástico. Para lembrar a data, a Unesp está convocando artistas plásticos de todo o país e do exterior para enviarem à Universidade obras de 18x24 cm com o tema “Que artista plástico sou eu?”.
Serão recebidos, de 28/06/2011 a 8/05/2012, trabalhos de qualquer tipo de estilo ou tendência. O projeto, idealizado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com apoio do Acervo de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), Câmpus de Bauru, busca reunir todas as telas recebidas num único grande painel na Reitoria que poderá vir a ser um dos maiores do mundo feito com essas características. Cada artista poderá utilizar o suporte, no tamanho estabelecido, da maneira que achar melhor. O conceito é refletir sobre uma profissão rica em abrangênci as e possibilidades. 

A exposição será inaugurada em 8 de maio de 2012, em São Paulo, na Reitoria, com encerramento previsto para 28 de junho desse ano, data de realização do Conselho Universitário da Unesp, órgão máximo da instituição. À medida que os trabalhos forem chegando, serão fotografados e catalogados, com divulgação pública dos doadores por este portal. 

Cada artista receberá um certificado de participação, a ser entregue logo após o recebimento da doação. No dia do encerramento da exposição, haverá um sorteio, e cada pessoa que colaborou com o painel levará um trabalho para casa, socializando a recuperação da função social do artista plástico: a de chegar à residência das pessoas.
Os trabalhos serão numerados e recebidos na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, em São Paulo (SP), na Rua Quirino de Andrade, 215 – 4º andar, CEP 01049-010. Antes de integrarem o painel, as obras serão expostas provisoriamente no estúdio da Rádio Unesp na Reitoria. Elas também poderão ser enviadas para a vice-diretoria da Faac, Câmpus de Bauru:  Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru (SP), CEP 17.033-360.
Dia do Artista Plástico 

A data lembra o nascimento do pintor José Ferraz de Almeida Junior, que nasceu em 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. O pintor foi escolhido como ícone da classe no Brasil por ter se consagrado graças a obras como "Caipira picando fumo", "O violeiro e Saudade", destaques de uma carreira que inclui estudos na Academia Imperial de Belas-Artes e formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário